O Governo do Ceará sancionou, nesta quarta-feira (15), uma lei que amplia o programa CNH Popular para estudantes de graduação e de cursos técnicos de instituições públicas estaduais e federais. A nova etapa deve beneficiar 3 mil alunos com acesso gratuito à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A expansão do programa foi viabilizada por um investimento de R$ 4,5 milhões do Governo do Estado. A sanção foi feita pelo governador Elmano de Freitas, em cerimônia realizada no Palácio da Abolição, em Fortaleza, após aprovação do projeto pela Assembleia Legislativa.
Para concorrer às vagas, os estudantes precisam ter 18 anos ou mais e estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. As habilitações serão concedidas para as categorias A (moto) e B (carro), sendo 1,8 mil vagas destinadas a motociclistas e 1,2 mil para motoristas.
Segundo o Detran-CE, o programa já emitiu mais de 3 mil CNHs em 2025. Desde 2023, o CNH Popular soma 50 mil beneficiados em todo o estado, totalizando R$ 25 milhões em investimentos.
*Da redação do BFJR, com G1.