A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira, 8, um mandado judicial no Ceará durante a megaoperação nacional Proteção Integral III, que combate a venda de material com cenas de abuso sexual infantil. A cidade cearense alvo da ação não foi divulgada. Em todo o país, são realizadas 40 prisões em flagrante e 182 mandados de busca e apreensão em 15 estados e no Distrito Federal, além do resgate de duas vítimas.
De acordo com a PF, a operação faz parte dos esforços nacionais de enfrentamento a crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A corporação destacou que a ação reforça a integração entre as forças policiais federais e estaduais, dando continuidade às duas fases anteriores, deflagradas em março e maio deste ano.
Ao todo, participam da ofensiva 617 policiais federais e 273 policiais civis de diversas unidades da federação. A PF reforçou ainda a importância de que pais e responsáveis monitorem o uso da internet por crianças e adolescentes, destacando que “a prevenção e a informação são as ferramentas mais eficazes para garantir a segurança e o bem-estar” dos jovens. Entre janeiro e setembro de 2025, já foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes sexuais.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo