terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Ceará em alerta: Onda de calor eleva temperaturas em até 3°C nos próximos dias

O início de 2026 começa sob o signo do calor intenso no Ceará. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o estado enfrenta uma onda de calor que deve persistir, pelo menos, até a próxima quarta-feira (7). Em diversas regiões, as temperaturas máximas devem superar a média histórica em até 3°C, trazendo um cenário de tempo seco e baixa umidade.

A massa de ar quente atinge com maior força o interior do estado. Áreas como o Sertão Central, Cariri, Sertão de Crateús, Região Norte e Centro-Sul são os principais focos do fenômeno. Municípios como Sobral, Tauá, Iguatu, Santa Quitéria e Independência estão no centro do alerta. Na Região Norte e em Crateús, a previsão é de que os termômetros atinjam a marca crítica de 39°C.

Segundo os meteorologistas da Funceme, a onda de calor é resultado de condições atmosféricas que impedem a formação de nuvens, favorecendo a incidência direta da radiação solar. A escassez de chuvas e os baixos índices de umidade do ar completam o quadro que mantém o tempo quente em grande parte do território cearense.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com O POVO.