O Ministério da Saúde, em conjunto com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS (AgSUS), anunciou o lançamento de um novo edital para o Programa de Formação de Agentes Educadoras e Educadores Populares de Saúde (AgPopSUS). A chamada pública, aberta nesta terça-feira (6), busca selecionar movimentos sociais interessados em organizar 450 turmas de formação em diversas regiões do país.
O objetivo central do programa é fortalecer a rede de cuidados e a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do protagonismo comunitário. Ao todo, a meta é beneficiar até 9 mil participantes. O processo de seleção priorizará estados e regiões com maiores índices de vulnerabilidade social e pobreza.
As 17 unidades da federação contempladas são: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Como forma de garantir a permanência dos participantes e custear despesas de deslocamento, o edital prevê o pagamento de bolsas mensais:
Educadores: R$ 2.500,00.
Educandos (estudantes): R$ 560,00.
Para auxiliar no processo e esclarecer eventuais questionamentos, a AgSUS realizará uma sessão pública virtual no dia 9 de janeiro, com transmissão ao vivo pelo seu canal oficial no YouTube.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com Agência Brasil.