O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados consolidados do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios, revelando uma transformação no mapa econômico do Ceará. Enquanto a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) mantém sua força, o interior do estado demonstra um fôlego surpreendente, com destaque para Brejo Santo na região do Cariri.
No topo da lista estadual, o município de Itaitinga registrou um crescimento vertiginoso de quase 50%. O "boom" econômico da cidade é impulsionado, principalmente, pela sua localização estratégica e pela consolidação de grandes polos logísticos e industriais que servem de apoio à capital cearense, atraindo novos investimentos e gerando emprego e renda em ritmo acelerado.
Um dos grandes destaques positivos de todo o interior é, sem dúvida, o município de Brejo Santo. Os dados do IBGE confirmam que a cidade alcançou uma marca histórica: é o terceiro município que mais cresceu em todo o Ceará nos últimos 10 anos.
Este desempenho coloca Brejo Santo em um patamar de elite na economia cearense. Quando analisamos o recorte regional, os números são ainda mais expressivos: Brejo Santo, na região do Cariri, detém um crescimento econômico superando polos tradicionais, consolidando sua força produtiva na última década.
O crescimento de Brejo Santo não é apenas um número no papel; ele se reflete na qualidade de vida e nas oportunidades para os seus munícipes.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com IBGE.