segunda-feira, 8 de agosto de 2022

COLUNA DO LEANDRO GOMES - CAETANO VELOSO: 80 ANOS DE UM DOS MAIORES MÚSICOS DO BRASIL

O filho de dona Canô e de seu Zeca completou 80 anos. Caetano Emanuel Vianna Teles Veloso, um dos artistas mais inovadores do Brasil é um gigante da cultura popular, durante sua existência tem dado imensa e rica contribuição a diferentes campos das artes no país da música à literatura.

Foto: Divulgação

Caetano nos últimos 50 anos também se destacou por seus posicionamentos enquanto cidadão, ao lado de Gilberto Gil liderou o movimento tropicalista onde nos anos de chumbo foi taxado de subversivo, levado à prisão e posteriormente enviado ao exílio, por determinação do ditador de plantão.

A obra musical do artista está registrada em 28 discos de estúdio, 19 gravados ao vivo, outros que dividiu com Gilberto Gil, Chico Buarque, Maria Bethânia e Gal Costa, além dos coletivos Tropicália ou Panis et Circensis e o Doces Bárbaros. Desses trabalhos saíram incontáveis clássicos.

Foto: Reprodução/Globoplay

Caetano celebrou seu aniversário neste último dia 8 de agosto de 2022 com um show/live, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, tendo ao seu lado a irmã Maria Bethânia e os filhos Moreno, Zeca e Tom. Em postagem no seu Instagram o cantor escreveu: "Decidi resumir a festa do meu aniversário a uma apresentação com meus filhos e minha irmã. Será um show íntimo, mas com público e para ser visto ao vivo por internautas e telespectadores".