sexta-feira, 5 de agosto de 2022

COLUNA DO LEANDRO GOMES - “MORRERAM JÔ SOARES”, UM MULTIARTISTA

 


Sexta-Feira 5 de agosto de 2022 – O Brasil  acordou com a triste notícia do falecimento de um grande ícone da televisão brasileira ,José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares, nascido no Rio de Janeiro em 16 de janeiro  de 1938, foi um humorista ,apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator e músico brasileiro.

Jô encantou gerações por ser um artista único. Sempre com piadas na ponta da língua e pronto para fazer imitações impecáveis, o carioca somava talentos e habilidades. Poliglota, aprendeu a falar seis línguas. Além do português, a personalidade era fluente em inglês, espanhol, alemão, francês e italiano.

Antes da fama Jô trabalhou como office boy e de vendedor de passagens aéreas. Mas seu talento em várias vertentes artísticas conquistou o público como humorista e apresentador, como escritor ainda escreveu ao menos 10 livros, mas seu caminho profissional já estrava traçado no showbusiness. Sua carreira deslanchou em importantes emissoras, como SBT, Globo, Tupi e Record.

Jô Soares era torcedor fanático do Fluminense, também cobriu as Copas do Mundo de 1950, 1954 e 1994, ano em que a seleção canarinho levantou a taça. Embora tenha nascido em terras cariocas, Jô morava em um apartamento de dois andares em São Paulo. Um dos pavimentos era dedicado à moradia. O outro, usado como escritório. O lar doce lar do apresentador ficava no bairro nobre de Higienópolis. Ele apelidou o cantinho de “Espaço Cultural Jô Soares”. O local refletia a aura do humorista ao trazer um piano de cauda, coleções de brinquedos e presentes recebidos dos fãs.

Ele foi casado três vezes, com a poeta Tereza Austragésilo, a atriz Silvia Bandeira e a designer gráfica Flávia Pedras. Com Tereza, o humorista teve um filho, Rafael, que morreu em 2014, aos 50 anos. À época do falecimento, ele tratava um câncer no cérebro. A respeito da perda, o apresentador disse, durante o programa homônimo na Globo, que sofreu “o pior pesadelo de todo pai”.

Jô estava internado desde 25 de julho no Hospital Sírio-Libanês, na região central de São Paulo, para tratar de uma pneumonia. Entretanto, a causa da morte ainda não foi divulgada.

Quando uma pessoa como Jô Soares morre, a cultura de um país inteiro se ressente. O aforismo de Drummond pode ser usado: “Morreram Jô Soares”, um multiartista. 

Descanse em paz grande artista!!