sábado, 6 de agosto de 2022

Varíola dos macacos: Ceará tem 5 pessoas confirmadas com a doença e 100 casos suspeitos em investigação

 Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Ceará já registra cinco casos confirmados de monkeypox, doença mais conhecida como varíola dos macacos. Até esta sexta-feira (5), o estado soma 157 casos notificados, segundo a Secretaria da Saúde (Sesa). Destes, 52 foram descartados laboratorialmente. Dos cinco pacientes que tiveram confirmação para a doença, quatro são residentes de Fortaleza e um do município de Russas.


Os pacientes confirmados com a varíola dos macacos têm idades entre 26 e 43 anos. Entre os 100 casos em investigação, 99 são residentes do Ceará. O outro suspeito é um viajante do estado de São Paulo. O perfil dos pacientes em investigação tem faixas etárias entre 4 e 75 anos, sendo 55 homens e 45 mulheres.


As cidades que notificaram casos suspeitos são:

Acaraú (1);

Ararendá (3);

Banabuiú (1);

Brejo Santo (2);

Caridade (1);

Caririaçu (1);

Cascavel (4);

Caucaia (2);

Crato (9);

Farias Brito (1);

Fortaleza (36);

Fortim (1);

Guaraciaba do Norte (1);

Icapuí (1);

Iguatu (1);

Irauçuba (1);

Itapipoca (1);

Jaguaruana (2);

Jati (5);

Juazeiro do Norte (4);

Maracanaú (4);

Milhã (1);

Pacajus (1);

Pacatuba (1);

Pedra Branca (1);

Pereiro (1);

Russas (2);

São Gonçalo do Amarante (1);

Sobral (6);

Tamboril (2);

Tejuçuoca (1).

Casos em Jati

A Sesa informou que a Vigilância Epidemiológica do Estado investiga os cinco pacientes com suspeita de monkeypox no município de Jati. São todos da mesma família, sendo a mãe e os quatro filhos com idades entre 6 e 11 anos.


Em todas as notificações, conforme a Sesa, foram aplicadas as medidas recomendadas, como isolamento, busca ativa de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.


"A Sesa tem monitorado o cenário junto às Vigilâncias em Saúde dos Municípios, realizando publicação periódica de notas técnicas atualizadas sobre a monkeypox", disse a secretaria.



*Da redação do BFJR com g1.