sexta-feira, 23 de setembro de 2022

COLUNA DA FÁTIMA ALVES - Dia da Árvore! Viva a Natureza!

Dia da árvore! Viva a Natureza!

Hoje em nossa coluna trago um texto saudando a natureza para homenagear o dia 21 de setembro o dia da árvore. O Nosso país tem o nome de uma árvore: pau brasil " e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos, é uma árvore típica da Mata Atlântica ". O pau Brasil tem uma origem histórica: "O pau-brasil é muito conhecido, porque sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI. A exploração do pau-brasil foi muito intensa, principalmente em uma fase conhecida como Período Pré-colonial, que se estendeu até meados da década de 1530. A exploração da madeira ocorria por meio do escambo com os indígenas." Pois é, assim se fez a história do nosso país, "A exploração do pau-brasil foi o meio pelo qual os portugueses instalaram-se no Brasil. Por meio dela, instalaram feitorias e fortes na costa brasileira e estabeleceram relações amigáveis com certos povos indígenas. Essa atividade, porém, aconteceu em proporção tão intensa que foi responsável pela quase extinção do pau-brasil, já que milhões de árvores foram derrubadas. A extração da madeira seguiu sendo realizada até meados do século XIX, e a recuperação da quantidade de árvores na natureza somente aconteceu na segunda metade do século XX."( https://brasilescola.uol.com.br/historiab/pau-brasil.htm- SILVA, Daniel Neves. "Pau-brasil";). Assim, como o Pau Brasil é uma arvore típica brasileira e que deu origem ao Brasil, temos as tantas outras árvores espalhadas pelo Brasil e principalmente pelo Nordeste brasileiro.

No Nordeste, que é nossa Região temos tantas árvores que podemos perder de vista,  devemos dobrar os joelhos diante do Criador e agradecer por tantos benefícios e beleza. Temos os ypês, os cajueiros, os catolezeiros, os faveleiros, as cajazeiras, as oiticicas, os umbuzeiros, as aroeiras, as barrigudas, as carnaúbas, as catingueiras. Existe a mais importante de todas que é o JUAZEIRO, que marca a história do nordestino. Existem assim, uma infinidade na caatinga que só enriquece a fauna brasileira.  

Mas por que se comemora o dia da árvore?  Quando a gente cresce, não é tão comum assim comemorarmos datas como o Dia do Índio ou o Dia da Árvore. Mesmo assim, é interessante saber porque essas datas são comemoradas e entender o significado que existe por trás dessas festividades. No caso do dia dedicados às árvores, comemorado no dia 21 de setembro, a data foi escolhida por anteceder o início da Primavera no hemisfério sul. Esse dia também promove a reflexão a respeito das consequências do desmatamento e da expansão da poluição. Esse é um ótimo momento também para relembrar às pessoas que as árvores são responsáveis por proporcionar o oxigênio que respiramos, a sombra que nos ajuda a refrescar enquanto caminhamos na rua. (https://segredosdomundo.r7.com/por-que-o-dia-da-arvore-e-comemorado-no-dia-21-de-setembro/) 

Então? Vamos preservar? Plante uma arvore que você estará salvando o Planeta.