quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Tom Hardy, ator de Venom, vence campeonato de jiu-jitsu brasileiro

 

O ator hollywoodiano Tom Hardy, de 45 anos, surpreendeu os competidores de um campeonato de jiu-jitsu brasileiro, realizado no Reino Unido, no último final de semana, após participar do evento e conquistar a medalha de ouro.                                


Utilizando seu primeiro nome — Edward —, ele se inscreveu no evento "Brazilian Jiu-Jitsu Open 2022", em Milton Keynes, cidade da Inglaterra. Ao aparecer para disputar a luta, o protagonista de "Venom" causou espanto entre os oponentes.


Engana-se quem acredita que o ator é bom de luta apenas nos filmes. Tom, na verdade, é faixa azul em jiu-jitsu, e disputou o pódio da competição com o veterano nas artes marciais, Danny Appleby.                      

Essa não é a primeira vez que o ator participa de um torneio de jiu-jitsu. Segundo o jornal britânico The Guardian, Tom já disputou um outro campeonato, dessa vez por meio de uma organização que ajuda ex-militares a lidarem com ansiedade e transtorno pós-traumático.


O jiu-jitsu brasileiro é conhecido como BJJ e foi desenvolvido principalmente pela família Gracie, após seus integrantes terem sido treinados pelo judoca japonês Mitsuyo Maeda. O esporte de combate e autodefesa tem como prerrogativa a ideia de que um lutador menor e mais fraco pode se defender contra adversários mais fortes e pesados, usando o princípio da alavanca e da distribuição de peso.



*Da redação do BFJR com dados do O POVO.