![]() |
Foto: Reprodução/Ascom Crato |
A Secretaria Municipal da Saúde do Crato iniciou, nesta terça-feira, 18, a Campanha de Prevenção ao Tracoma, em parceria com a Secretaria de Educação, na Escola Prof. José do Vale Arraes Feitosa. O Tracoma é uma doença nos olhos que atinge principalmente as crianças e se não for tratada corretamente, pode prejudicar a visão e até causar cegueira.
A ação acontecerá nas escolas da rede municipal de ensino com o objetivo de realizar uma avaliação ocular dos alunos para identificar os casos. "Essa avaliação é feita pelos Agentes de Endemias capacitados para a campanha e, na abordagem verificamos se há folículos na parte interna das pálpebras. Se identificado, encaminhamos os alunos para o tratamento adequado junto à equipe médica da Atenção Básica", comenta o agente Eliomar Siebra.
Os agentes de endemias vão percorrer as instituições de ensino do município realizando esse diagnóstico primário, nas crianças de 1 a 9 anos, objetivando a diminuição da doença. "Caso seja identificado, também fazemos a avaliação na família da criança", complementa Edmilson do Nascimento, supervisor do Núcleo de Endemias do Crato.
Do BFJR com dados da Ascom Crato