sábado, 1 de outubro de 2022

Pesquisa Ipespe Ceará: Elmano 39%; Wagner 37% e Roberto Cláudio 23% dos votos válidos

 

Foto: Fco. Fontenelle/O POVO

A nova pesquisa Ipespe para governador do Ceará mostra os candidatos Elmano Freitas (PT) e Capitão Wagner (União Brasil) empatados tecnicamente na liderança, com Roberto Cláudio (PDT) na terceira colocação. A pesquisa contratada pelo O POVO traz Elmano com 39% das intenções de votos válidos. Wagner tem 37%. Roberto Cláudio aparece com 23%. Zé Batista tem 1%. Votos válidos é a forma oficial como a Justiça Eleitoral divulga o resultado das eleições, desconsiderando brancos e nulos.                                


Na pesquisa Ipespe anterior, divulgada em 22 de setembro, Capitão Wagner tinha 37% e agora registra queda de seis pontos percentuais. Elmano estava na segunda colocação e tinha 28%. Na nova pesquisa, o petista registra crescimento de cinco pontos percentuais. Os movimentos de ambos ocorrem por fora da margem de erro de 3,2%. Em relação à última pesquisa, RC oscila positivamente com um ponto.


O Ipespe ouviu mil eleitores do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-07388/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02064/2022.


Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamento ou são perguntas com múltiplas alternativas de resposta.


Pesquisa estimulada - votos válidos

Elmano Freitas (PT): 39%

Capitão Wagner (UB): 37%

Roberto Cláudio (PDT): 23%

Zé Batista (PSTU): 1%


Pesquisa estimulada - votos totais

Elmano Freitas (PT): 33% (+5)

Capitão Wagner (UB): 31% (-6)

Roberto Cláudio (PDT): 20% (+1)

Zé Batista (PSTU): 1% (+1)

Branco/Nulo/Nenhum: 7% (-1)

Não sabe / Não respondeu: 8% (0)

Chico Malta e Serley Leal não atingiram 1%.


Pesquisa espontânea

A pesquisa espontânea, quando o entrevistador não cita o nome dos candidatos, apresenta Elmano em vantagem numérica sobre Wagner. O petista totaliza 26% das intenções de voto, enquanto o candidato do União Brasil soma 23%. Neste recorte, Elmano também registra crescimento de cinco pontos percentuais na comparação com a última pesquisa. Wagner, por sua vez, cai quatro pontos. São duas alterações ocorridas fora da margem de erro de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. RC, com 14%, apresenta evolução de três pontos percentuais.

Elmano Freitas (PT): 26% (+5)

Capitão Wagner (UB): 23% (-4)

Roberto Cláudio (PDT): 14% (+3)

Branco/Nulo/Nenhum: 7% (-1)

Branco/Nulo/Nenhum: 5% (+2) 

Não sabe / Não respondeu: 31% (-6)

Os demais candidatos não atingiram 1%.


2º turno

O Ipespe fez três simulações de segundo turno para governador. Confira os dados completos aqui.


Cenário 1: Elmano x Wagner

Votos válidos

Elmano: 55%

Wagner: 45%


Votos totais

Elmano: 49%

Wagner: 40%

Nenhum / branco / nulo: 7%

Não sabe / não respondeu: 4%


Cenário 2: Elmano x Roberto Cláudio

Votos válidos

Elmano: 55%

Roberto Cláudio: 45%


Votos totais

Elmano: 42%

Roberto Cláudio: 35%

Nenhum / branco / nulo: 19%

Não sabe / não respondeu: 5%


Cenário 3: Wagner x Roberto Cláudio

Votos válidos

Wagner: 55%

Roberto Cláudio: 45%


Votos totais

Wagner: 45%

Roberto Cláudio: 37%

Nenhum / branco / nulo: 11%

Não sabe / não respondeu: 4%


Rejeição

A rejeição dos candidatos também foi aferida pelo Ipespe. Wagner lidera com 40 pontos percentuais, seguido de Elmano, com 22, com Roberto Cláudio logo abaixo, com 17. Chico Malta e Zé Batista obtiveram 11 pontos. Serley Leal somou 8. O item "votaria em qualquer um" ou "não rejeita nenhum" foi escolhido por 7%, com 4% que rejeitam todos ou não votariam em nenhum. Não sabem ou não responderam somam 11%.


Capitão Wagner

Total da rejeição: 40%

Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): 44%

Interior: 37%


Elmano de Freitas

Total da rejeição: 22%

Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): 24%

Interior: 21%


Roberto Cláudio

Total da rejeição: 17%

Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): 21%

Interior: 15%

 

O Ipespe

A pesquisa é realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Com 36 anos de atuação, o Ipespe tem como presidente do Conselho Científico Antonio Lavareda. Ele é doutor em Ciência Política efoi coordenador ou consultor em 91 campanhas eleitorais majoritárias no Brasil e atuou também em Portugal e na Bolívia.


O Ipespe já realizou milhares de pesquisas de opinião pública eleitorais, de mercado e sociais, para setor público, setor privado, universidades, organizações não governamentais (ONGs) e da sociedade civil. O instituto faz pesquisas qualitativas, quantitativas face a face e telefônicas, trackings, pesquisas etnográficas, estudos de geografia de mercado, censos, web e mobile surveys e estudos de neurociência aplicada. Faz pesquisas por telefone desde 1993 — foi o primeiro a realizar tracking telefônico em campanha eleitoral.


*Da redação do BFJR com dados do O POVO.