sábado, 1 de outubro de 2022

Três cidades cearenses registraram tremores de terra em setembro

Foto: Fco. Fontenelle

Três cidades cearenses sofreram tremores de terra ao longo deste mês de setembro, sendo elas: Amontada, Santana do Acaraú e Beberibe –, todas na Região Norte. Abalos sísmicos foram registrados pelo Laboratório Sismológico (LabSis), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).     


Conforme instituição, o primeiro deles aconteceu em Amontada, no dia 10 deste mês.  Evento foi registrado às 7h55min e teve magnitude preliminar calculada em 1,6 graus na Escala Richter.


Quase uma semana depois, no dia 16, às 02h20min da madrugada, outro sismo foi identificado na cidade de Santana do Acaraú, com magnitude de 1.7. Já o terceiro foi registrado em Beberibe no dia 26 último, às 6h12min, com magnitude de 1.8.                            

 

Não é incomum ocorrer eventos desse porte na Zona Norte do Ceará. Em agosto deste ano, por exemplo, dois tremores de terra foram sentidos no município de Alcântara, a 268,8 km de Fortaleza. 


Ao todo, LabSis/UFRN identificou 22 eventos desse porte que ocorreram no Nordeste só neste mês. "Os dados analisados nesse período serão revisados após 3 meses baseados em dados deestações que não enviam dados em tempo real, obedecendo às visitas periódicas de coleta de dados emcampo", alertou ainda instituição em nota. 

 


*Da redação do BFJR com dados do O POVO