*Por: Victória Ellen
Na tarde desta quarta-feira (12), aconteceu a tradicional missa em alusão ao Dia da Padroeira do Brasil, na Capela de Nossa Senhora Aparecida, localizada na Cruz da Velha, próximo ao sítio Boqueirão em Brejo Santo, celebrada pelo padre Jeferson Santos.
Segundo a memória popular, o nome "Cruz da Velha" se deve à uma antiga cruz que é marca registrada da localidade.
A celebração que é realizada anualmente é fruto de uma promessa feita por Maria esposa de Seu Zezito, como gosta de ser chamado, que após alcançar uma grande graça juntos decidiram realizar celebrações na capela.
Desde o milagre concedido a Dona Maria, diversas pessoas alegam ter alcançado graças e aproveitam o período festivo para cumprir com as promessas feitas, inclusive o próprio Zezito: “Eu também alcancei, pois eu não podia trabalhar, tenho um problema muito sério na coluna, eu fico doente e quando chego aqui, melhora”, conta.
Ainda de acordo com ele, após o falecimento do proprietário da terra, os moradores foram embora, e o lugar ficou à mercê. Foi quando o casal começou a cuidar do local. “Hoje com os poderes de Nossa Senhora e Jesus Cristo, é dessa forma que levamos, com o apoio de amigos e da comunidade”, conta.
Desde o ano 2000 as missas se tornaram recorrentes e os fiéis se organizam também em procissão no dia 12 de outubro. Além disso, antecedendo a missa é realizada a novena de Nossa Senhora de Aparecida, na qual, são sorteadas as famílias que recebem a imagem da santa. "Agradeço a todos em geral, pois é sempre uma alegria ver tanta gente unida” finaliza Zezito.
Em razão da pandemia a missa não acontecia há dois anos. Mas os fiéis não deixaram, seguindo as medidas preventivas à covid-19, de frequentar o lugar.
*Da redação do BFJR.