O Vaticano celebra neste domingo (7) a canonização de Carlo Acutis, adolescente italiano morto aos 15 anos em decorrência de leucemia. Conhecido como o “padroeiro da internet” por utilizar as redes sociais para evangelizar, ele se tornará o primeiro santo da geração millennial, composta por pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990.
A cerimônia está marcada para as 10h no horário local (5h em Brasília) e será conduzida pelo papa Leão XIV, em seu primeiro ato de canonização desde o início do pontificado, em maio deste ano. Inicialmente prevista para abril, a solenidade foi adiada devido à morte do papa Francisco.
Francisco, antes de falecer, já havia destacado Carlo como modelo para a juventude, elogiando sua fé, simplicidade e capacidade de dialogar com o mundo contemporâneo. Em uma de suas mensagens, afirmou que o jovem “não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo”, mostrando que a felicidade está em colocar Deus em primeiro lugar e servir aos mais frágeis.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Agência Brasil