domingo, 7 de setembro de 2025

Carlo Acutis é canonizado no Vaticano e se torna o 1º santo da geração millennial


O Papa Leão XIV canonizou neste domingo (7), no Vaticano, o jovem Carlo Acutis, que passa a ser reconhecido como o primeiro santo da geração millennial da Igreja Católica. A cerimônia, realizada na Praça de São Pedro, foi a primeira canonização conduzida pelo pontífice, eleito em maio deste ano.

De acordo com estimativas do Vaticano, mais de 80 mil fiéis participaram da missa solene. Em sua homilia, o Papa destacou que a santidade é um chamado universal e, dirigindo-se especialmente aos jovens, incentivou-os a não desperdiçar a vida, mas a transformá-la em “obras-primas”.

Carlo Acutis morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia. A data coincide com o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o que reforçou sua devoção no país. Sua vida de fé, aliada ao uso criativo da internet para divulgar milagres eucarísticos, marcou sua trajetória.

O jovem foi beatificado em 2020, após a Igreja Católica reconhecer seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira que havia tocado em uma relíquia sua, em Campo Grande (MS), no dia 12 de outubro de 2010. A canonização agora confirma Carlo Acutis como modelo espiritual para os fiéis em todo o mundo.

* Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do G1.