O Ceará alcançou a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica, conforme dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, a taxa estadual caiu para 6,4%, representando cerca de 5 mil desempregados a menos do que no mesmo período do ano passado. O resultado é considerado histórico e reflete o crescimento de vagas, especialmente nos setores de serviços e comércio. O resultado é fruto tanto da recuperação gradual da economia quanto de políticas públicas e iniciativas de geração de emprego, que têm impulsionado vários setores no estado.
A pesquisa aponta que o número de pessoas empregadas formais e informais aumentou nos últimos meses, contribuindo para a queda do desemprego.
Para analistas, o dado representa um sinal de que o Ceará está atravessando um momento favorável de crescimento econômico e reativação da força de trabalho. A expectativa é de que esta tendência continue, caso investimentos públicos e privados mantenham-se aquecidos e apareçam novas oportunidades de emprego.
Para a população que busca recolocação ou primeiro emprego, os dados indicam que este pode ser um bom momento para retomar a busca por oportunidades e que a volta ao mercado de trabalho esteja mais próxima.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com IBGE e GC+