quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Pesquisa para presidente: Lula atinge 48,5% das intenções de voto e sinaliza vitória no 1º turno

A primeira grande sondagem eleitoral de 2026, realizada pela AtlasIntel e divulgada nesta quarta-feira (21), aponta um cenário de favoritismo para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com o levantamento, Lula lidera a corrida com 48,5% das intenções de voto totais. No cálculo dos votos válidos (excluindo brancos e nulos), o petista atinge a marca de 51,2%, o que, se as eleições fossem hoje, garantiria sua reeleição ainda no primeiro turno. 

O desempenho é sustentado por uma avaliação positiva do governo, que se mantém estável, e pela fragmentação inicial das candidaturas de centro.

No campo da oposição, o senador Flávio Bolsonaro (PL) consolidou-se como o adversário mais competitivo, registrando 27,4% das intenções de voto. 

A pesquisa indica que Flávio herdou com sucesso o núcleo duro do eleitorado bolsonarista, superando outros nomes da direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que aparece com 12,1% em cenários onde ambos são testados. 

Em um eventual segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, a distância atual é de 10 pontos percentuais: 52% contra 42%, respectivamente. 

A pesquisa AtlasIntel, que ouviu 4.500 eleitores por meio de recrutamento digital, possui margem de erro de 2 pontos percentuais e revela que o país permanece profundamente dividido, com apenas 6,5% de eleitores indecisos neste estágio precoce da disputa.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com O POVO.