segunda-feira, 3 de setembro de 2018

COLUNA DO DAVID JR. - Setembro Amarelo: Em prevenção ao suicídio

SETEMBRO AMARELO: EM PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

Já é possível perceber, nas redes sociais, as manifestações de apoio à Campanha Setembro Amarelo,que visa alertar as pessoas sobre a importância de se pensar, falar, ouvir, e prevenir o suicídio. 

O Setembro Amarelo surgiu no Brasil, em 2015, e tem repercutido no mundo, com o objetivo de promover a reflexão a cerca desse ato, que tem tirado a vida de milhares de pessoas em todo mundo, vítimas de suas próprias incompreensões, silêncios, e na maioria das vezes, da depressão, combinada com a ausência do cuidado com a saúde mental. 

No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos - além de ser o quarto motivo mais comum de morte entre jovens - e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. 

Apesar de números tão alarmantes, o assunto ainda é tratado como tabu. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda. 

Segundo a OMS, A Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, mas 60% dos casos o suicídio acontece por pessoas que não percebem ou não sabem que estão com problemas relacionados à saúde mental, ou que não procuram ajuda. 

Cerca de 17% dos brasileiros já pensou seriamente em suicídio. 4,8% deles já elaboraram um plano para isso.

Setembro (Amarelo) é o mês de movimentos para a promoção de diálogos, de reflexões, e de ações que promovam e ajudem as pessoas a despertarem o interesse pelo cuidado com a saúde mental, com suas problemáticas, questionamentos e inquietações. É a partir da fala e da escuta que se é possível perceber e se descobrir os caminhos possíveis para se evitar decisões que ameaçam a vida. 

É preciso que não só os profissionais, mas que a população em geral se mobilize, não apenas por uma causa, mas pela valorização da vida, e  dos cuidados com ela. 

Oriente sempre o acompanhamento de um profissional da área da saúde mental. 

*David Junior* 
_Psicólogo/Professor de Filosofia