terça-feira, 20 de outubro de 2020

Anvisa nega testes de Covid-19 no aeroporto de Fortaleza, e Ceará pede em ofício que passageiros façam exame antes de embarque


O governador do Ceará, Camilo Santana, informou, nesta segunda-feira (19), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) negou o pedido de realização de testes nos passageiros que chegam ao Ceará pelo aeroporto de Fortaleza, em voos internacionais. Segundo Camilo, após a negativa, foi enviado ofício ao ministro das Relações Exteriores solicitando que os visitantes façam o exame antes de embarcarem para o estado, nos países de origem.

"Após ter solicitado apoio ao Governo Federal para reforçar as ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza, em virtude do aumento dos casos de Covid-19 na Europa e Estados Unidos, e da Anvisa ter negado que o Governo do Estado realizasse testes nos passageiros que chegam ao Ceará vindos de voos internacionais, como propôs o nosso Governo, enviei ontem ofício ao ministro das Relações Exteriores para que seja seguido o princípio da reciprocidade, de acordo com o Direito Internacional Público, de acordo com o Direito Internacional Público", afirmou o governador.

Camilo Santana disse que as mesmas exigências pedidas aos brasileiros para entrada em países do exterior devem ser aplicadas aos passageiros vindos da Europa e de outras partes do mundo.

"Ou seja, que as mesmas exigências feitas aos brasileiros no exterior sejam praticadas em solo nacional, como a realização obrigatória do exame de Covid-19 antes do passageiro embarcar para o Brasil", disse o governador em uma publicação nas redes sociais.

Segundo informações da Fraport, empresa que administra o aeroporto de Fortaleza, de janeiro a agosto deste ano, o equipamento recebeu 459 voos internacionais, com 56.680 passageiros vindos do exterior. Entre março e abril, meses que marcaram os primeiros registros de Covid-19 no Ceará, o número de voos que chegaram de outros países ao estado caiu de 79 para 11, e a quantidade de passageiros despencou de 10.705 para 12.

A movimentação no aeroporto começou a ser retomada em agosto, dois meses após o início da volta gradual das atividades econômicas no estado. Naquele mês, o último com dados consolidados pela Fraport, foram contabilizados 20 voos internacionais, com 1.105 passageiros.


*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 CE. Para acessar a matéria original clique aqui.


#BFJR #BlogdoFariasJúnior #NotíciasCeará