sábado, 17 de julho de 2021

Com 39% da população vacinada, Ceará lidera aplicação da 1ª dose no Nordeste


Com seis meses de duração da campanha de vacinação contra a Covid-19, o Ceará ocupa o primeiro lugar na aplicação da primeira dose (D1) dos imunizantes no Nordeste. Segundo informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), desde o dia 18 de janeiro, o Estado atingiu a marca de 39% da população vacinada com a primeira dose. No entanto, Fortaleza está sem estoque de D1 neste fim de semana e não haverá vacinação.

Na última terça-feira, 13, o titular atual da Pasta, Dr. Cabeto, afirmou que o Ceará pode vacinar população até 12 anos contra a Covid-19 até o fim de agosto. Entretanto, ainda não há previsão sobre quando os adolescentes devem começar a receber doses da vacina. Para isso, o governo estadual aguarda a inclusão dos adolescentes no Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde, para iniciar a vacinação deste público.

De acordo com as informações da plataforma Vacinômetro, da Sesa, consolidadas às 17 horas dessa quinta-feira, 15, o Ceará ultrapassou a marca de 5 milhões de doses aplicadas das vacinas contra a Covid-19. Ao todo, são 5.010.320 doses, sendo 3,6 milhões aplicadas na primeira dose (D1), 1,2 milhão na segunda (D2) e mais de 139 mil na dose única.

Até o momento, a campanha de vacinação no Estado conta com quatro tipos de vacinas (CoronaVac, AstraZeneza, Pfizer e Janssen), enviadas por meio do PNI. Um novo lote com 176.750 doses da vacina contra a Covid-19 da farmacêutica AstraZeneca chegaram ao Ceará por volta de 22 horas da última quinta-feira, 15.

*Da redação do BFJ, com O Povo.