Uma nova diretriz divulgada no 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia, realizado recentemente, reclassificou valores de pressão arterial que até então eram vistos como “normais limítrofes”. Agora, a pressão de 12 por 8 Passa a ser enquadrada como pré-hipertensão.
O objetivo dessa mudança é identificar mais cedo pessoas que estejam em risco de evoluir para a hipertensão verdadeira, fortalecendo ações preventivas como ajustes no estilo de vida, alimentação, prática regular de exercícios físicos e controle do peso antes de necessidade de medicação.
Importante: ainda não se trata de hipertensão propriamente dita. A pressão arterial só será considerada hipertensão quando atingir ou ultrapassar 14 por 9. A nova classificação serve como alerta, para que os médicos monitorem e orientem pacientes com mais atenção.
Para quem está nessa faixa de pré-hipertensão, recomendações incluem diminuir o consumo de sódio, evitar o sobrepeso, praticar exercícios aeróbicos e monitorar a pressão com regularidade. A mudança alinha o Brasil com diretrizes internacionais de prevenção vascular.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do GC+